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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Educando as altas habilidades/inteligências: algumas reflexões

Quando pensamos em alunos superdotados, logo imaginamos pequenos gênios, que sabem tudo sobre todas as coisas e que, por isso, não necessitam de atendimento especializado. Também há um espanto e certo temor por parte dos educadores quando se deparam com um aluno considerado superdotado. Esses (pré) conceitos são fruto de testes padronizados como os testes de QI (quociente intelectual), utilizados como recurso para mensurar a inteligência. De acordo com este teste, a criança avaliada pode ser considerada superdotada se atingir o número correspondente ao seu coeficiente intelectual; por isso há uma visão deturpada em relação às crianças superdotadas e até mesmo no próprio uso do termo, pois o prefixo “super” gera expectativa demasiada em relação à criança identificada com alta habilidade. Segundo Gardner, os testes apresentam poder de previsão para o sucesso acadêmico, mas relativamente pouco poder preditivo fora do contexto escolar, especialmente quando fatores mais potentes, como os antecedentes sociais e econômicos, são levados em consideração. (1994, p. 13).
Então como identificar crianças superdotadas/altas habilidades? Com trabalhar com estas crianças especiais?

 
 

INFORMAÇÕES/NOTÍCIAS INTERESSANTES

Doença mental faz menina carinhosa se transformar em "monstro" em poucos minutos
Criança inglesa, de 9 anos, sofre de alteração genética rara que faz com que ela fique violenta e ataque outras pessoas e a si mesma. Para evitar machucados durante as crises, ela ganhou um quarto estofado.
A SMS afeta uma a cada 25 mil crianças e costuma ser confundida com autismo pelos médicos. "É devastador assistir a autoflagelação da minha filha, sabendo que não há nada que possa fazer", disse a mãe.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI187745-17729,00.html

CURIOSIDADES SOBRE SUPERDOTAÇÃO

ØDe acordo com Souza (2002) os primeiros registros históricos sobre superdotação vem da Grécia, uma vez que a cultura grega foi a que deu mais atenção à inteligência superior, justificando assim o enorme número de filósofos, matemáticos e astrônomos que deixaram várias contribuições para a humanidade. Platão defendia a idéia de que tais pessoas deveriam ser identificadas na tenra infância e preparadas para serem líderes, num grupo ao qual chamou de: "Crianças de Ouro".
ØNo século XV e XVI as pessoas proeminentes eram interpretadas como bruxos, demônios e nocivas à sociedade e durante o Renascimento, todo tipo de desvio, tanto a insanidade como a genialidade, era considerada uma instabilidade ou doença mental.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Recomendações para uma produção criativa - Eunice Soriano de Alencar 1990

Recomendações para uma produção criativa
Quando você estiver buscando novas informações, seja um EXPLORADOR
Quando você estiver transformando os seus recursos em novas idéias, seja um ARTISTA
Quando você estiver avaliando os méritos de uma idéia, seja um JUIZ
Quando você estiver colocando a sua idéia em prática, seja um GUERREIRO.

QUEM SÃO AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADAS?

A Política Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial (1994), define como pessoas – crianças e adultos com altas habilidades / superdotação as que apresentam desempenho acima da média ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:

* capacidade
intelectual geral;
* aptidão
acadêmica específica;
* pensamento
criativo ou produtivo;
* capacidade
de liderança;
* talento
especial para artes e capacidade psicomotora.

LIVRO: CRIANÇAS SUPERDOTADAS: e agora professor?