Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ENTÃO É NATAL, E O QUE VOCÊ FEZ?

O natal se aproxima e traz com ele o afeto, a solidariedade, a espiritualidade, o contexto familiar... sentimentos e ações que deveriam fazer parte da vida das pessoas durante todo ano, parecem florescer apenas nesta época, onde nos sensibilizamos com o marketing do bem.
O espírito natalino estimula as pessoas para ações de solidariedade nas quais geralmente passamos o ano inteiro sem praticá-las. Proporcionar um natal feliz a pessoas carentes, doentes ou em situações de vulnerabilidade social seria uma maneira de amenizar o sofrimento alheio, bem como uma forma de tranquilizar nossa consciência, afinal tínhamos 395 dias para fazer o bem. Então é Natal, e o que você fez?
O que fizemos em beneficio das pessoas com deficiências? O que fizemos para melhorar a convivência familiar? O que fizemos mediante a corrupção? O que fizemos para auxiliar o outro em alguma situação difícil?  Estas entre outras perguntas devem ser feitas constantemente. Atitudes simples e cotidianas podem ser mais eficazes do que presentes e doações apenas nesta época, afinal não basta proporcionarmos apenas uma noite feliz.
O espírito natalino surge com outro foco em meio a um consumismo exacerbado, onde o verdadeiro sentido do natal parece estar ofuscado pelas propagandas, promoções, dicas de moda... Precisamos rever nossos conceitos e atitudes para que sentimentos fúteis e inúteis sejam transpostos por sentimentos da essência humana como amor, fraternidade, igualdade, humanidade, respeito, carinho, entre outros façam parte de nossa vida.
Certamente não temos o poder de mudar o mundo, mas temos o poder de mudar a nós mesmos, nossas ações e olhares sobre os outros. Precisamos alimentar novos hábitos apropriados ao prisma da ética, da moralidade e dignidade, afastando-se de sentimentos como ignorância, preconceito, agressividade, enfim educar-se para o bem. Que o Natal independente de dogmas e ideologias, proporcione as pessoas um olhar diferente, capaz de enxergar não apenas o que esta visível aos olhos, mas o que está implícito na essência do ser humano, e assim possamos construir um mundo melhor através de ações simples e contínuas para o bem estar humano e social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÃO A DISCUTIR: COMO SÃO TRABALHADAS AS ALTAS HABILIDADES NOS AMBIENTES ESCOLARES?