Pesquisar este blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Violência nas escolas

Recentemente escutamos e assistimos nos noticiários reportagens sobre a violência nas escolas. Violências que acontecem dentro e fora do ambiente escolar entre alunos e alunos contra professores.
Este cenário assusta e nos faz refletir sobre o contexto educacional e social no qual vivemos.
Nossa sociedade está permeada pela violência seja ela contra o patrimônio, física, doméstica ou simbólica, e isso reflete no ambiente escolar, onde jovens utilizam-se da força física ou simbólica para coagir e conseguir o que almejam, mesmo que para isso tenham que utilizar a violência.
Famílias desestruturadas, a falta de ética, princípios e valores, a falta de limites, a impunidade, entre outros fatores ampliam este universo de perversidade em nossa sociedade.

Rever ações educativas que perpassem o ambiente escolar é algo necessário e urgente. Não podemos tornar banais agressões à professores, brigas agendadas e filmadas por alunos, violência em estádios de futebol ou fora deles, bullying, entre outras formas de violência que denigrem a concepção de ser humano e de humanidade.
É preciso que nossos jovens saibam conviver com as frustrações. É preciso dialogar mais nas famílias e escolas, resgatar valores morais e éticos, ensinar o significado da palavra respeito e aplicá-la no seu cotidiano. Por fim, é preciso educar e amar, e isso não impede de impor limites e regras.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÃO A DISCUTIR: COMO SÃO TRABALHADAS AS ALTAS HABILIDADES NOS AMBIENTES ESCOLARES?